
Portanto, o Oráculo está certo e Trinity também. No momento Neo não sabe que é o escolhido, mas depois de ressuscitado ele é. O futuro mudou com a morte de Neo e sua ressurreição.
Um evento previsto não tem de acontecer. Pode ser mudado com a mudança dos pensamentos de algumas pessoas ou até de uma única pessoa. O fato de alguém ter uma premonição não significa que vá acontecer. É apenas uma coisa provável. A liberdade de decidir continua existindo.
Essa é a questão de jogar dados da Mecânica Quântica. E a beleza da vida. Nada está definido. Tudo está em andamento. O jogo segue sem cessar. Futuros prováveis se diversificam, ondas de possibilidades colidem e se transformam em ondas de probabilidades, colapsos de onda criam uma realidade, o observador e o Observador colapsam simultaneamente.
Não existe predestinação. Todos evoluem pelos caminhos que escolhem e podem mudar a qualquer momento. Basta uma decisão. Uma intenção. Uma opção. Sempre existe a possibilidade de começar de novo. E de novo. Ad infinituum. O Amor é eterno. Sempre está pronto a aceitar o recomeço. Sempre acolhe. Nada está determinado. Nós controlamos nossa vida com nossos pensamentos e atos. Todos podem ser felizes. As portas estão sempre abertas.
Pode-se fazer tudo que é possível. E aqui entra o bom senso para discernir o que é possível. As infinitas possibilidades são possíveis dentro das possibilidades. Atentar para isso. Não é uma coisa de infinitas impossibilidades. É o contrário. São as infinitas possibilidades que são possíveis. Cada um deve discernir por si próprio. Portanto, não se deve querer o impossível.
A causação descendente implica que o futuro afeta o presente. Esta é a melhor forma de planejar algo. Projete o que quer para daqui a 20 anos e traga esse planejamento para o dia presente. Comece a atuar em função deste planejamento. Nesse momento o futuro já afetou o seu presente.
Portanto, a onisciência é a capacidade de propiciar as infinitas possibilidades e deixar que os atores atuem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário