O tema deste recado é o testemunho de uma mulher que foi paciente do médico dos médicos, o Senhor Jesus, conforme relatado em Lucas 13:10-16 "Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?"
Três características precisam ser ressaltadas nesta passagem: 1ª - Uma pessoa, 2ª - Um problema, 3ª O remédio para o problema. Todas as pessoas têm problemas, porque todas são vasos de barro, frágeis, todas têm momentos de dificuldades, todas passam por situações enquanto estiverem num corpo de carne chamado por Paulo de corpo de humilhação. Deus sabe que nós, na carne, estamos sujeitos a todo o tipo de fraqueza, de sentimento e de falha. Temos que saber que Jesus, como Sumo Sacerdote, carregou sobre si o castigo dos nossos erros e a maldição da nossa vida.
Ele é o libertador de todas as opressões e amarras que angustiam e constrangem o homem. Ele é o Deus de toda a Graça e Verdade. Jesus viu uma mulher encurvada pela doença, compadeceu-se dela, chamou-a e falou-lhe. Ela obteve a graça de Jesus, o Seu favor imerecido, Sua misericórdia, Seu amor e Sua Bondade. Jesus chamou-a. O chamado é graça de Deus, pois ninguém pode chegar-se a Ele se não for por Ele atraído e chamado. É Ele quem inclina o coração dos seus, toca, sensibiliza, inclina e compele a pessoa a ir em busca dÉle. Por si só, o homem nunca procuraria por Deus, pois está morto em pecados e delitos, não entende, sua língua é peçonhenta, tem veneno destilando sempre que possível.
O papel de um pastor no ministério em graça é de compreensão, misericórdia, amor e compaixão para com as pessoas doentes, necessitadas, vivendo problemas de toda a sorte. É na igreja de Jesus que elas vão buscar ajuda, consolo, apoio e bálsamo do Espírito Santo para curar as suas feridas internas e externas. As falhas, os erros, os equívocos nos encurvam nas nossas emoções, nos nossos sonhos, nos nossos desejos, na nossa perspectiva de vida, como encurvada estava a mulher da citação bíblica. Como ela não tinha a revelação da graça de Deus, seu problema perdurou por dezoito anos.
Nós sabemos que quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo, por isso Ela encontrou o remédio. Tu podes encontrá-lo também. Vivemos num século humanista e ao mesmo tempo materialista, as pessoas buscam consolo para os seus males e deficiências em muitas coisas, mas só acham a verdadeira resposta no conselho de Deus, na direção de Deus e não na roda dos ímpios.
Salmo 1:1 "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Não curves a cabeça, não enterres os teus sonhos. Jesus é a cura para todos os males. Sua presença em nós, nos liberta de toda a opressão, de todo o mal, ilumina os nossos olhos. Só Ele pode curar e libertar. O Espírito Santo possui o bálsamo curador que faz romper o abismo do passado, restaurar o fracasso das relações deficientes, acabar com o espírito de acusação e trazer o perdão total para a nossa vida, porque Ele é a Graça e a Verdade (ler João 1:14 e João 17:17). Carinhosamente,
Nenhum comentário:
Postar um comentário